FEBRE AMARELA: GESTANTES PODEM TOMAR A VACINA?

      Nenhum comentário em FEBRE AMARELA: GESTANTES PODEM TOMAR A VACINA?

A febre amarela é motivo de alerta para toda a população, mas para grávidas e bebês a situação é ainda mais preocupante. “A doença pode ser mais perigosa para gestantes, por conta do risco de transmissão ao bebê.

 Resultado de imagem para febre amarela e gravidas

Há Riscos às gestantes em tomar a vacina da Febre Amarela?

A situação das grávidas é mais delicada, o vírus pode passar para o bebê. “As gestantes têm uma redução nas defesas do organismo e o feto fica vulnerável a agressão do microrganismo. Pode passar para a placenta, inclusive com risco de perda da gravidez”.

Crianças com menos de 6 meses de idade também não podem ser vacinadas, pois não possuem maturidade nas defesas do organismo suficientes. De 6 a 9 meses, é preciso uma avaliação médica do risco.

Há contraindicação para a vacina contra febre amarela em grávidas, em qualquer período da gestação, devido aos desconhecidos efeitos colaterais da imunização e, como a vacina contra esta doença é feita com vírus vivo atenuado, mesmo que a força de tais antígenos tenha sido atenuada em laboratório, existem chances de malefícios para o bebê.

Mulheres grávidas primeiramente devem evitar viagens para regiões onde haja casos de febre amarela. Mas se a gestante estiver em local onde haja uma epidemia da doença, a vacinação pode ser indicada se um infectologista juntamente com o obstetra acharem que o risco de contágio é maior que o risco de efeitos colaterais na gravidez.

Também, quem está tentando engravidar também não pode tomar a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde, mulheres nessas situações já podem estar grávidas e, assim, não podem tomar a vacina nesse período. É recomendado aguardar um mês após a vacinação para começar a tentar engravidar.

Resultado de imagem para febre amarela e gravidas

Bebê pode tomar vacina contra febre amarela?

Por ser aplicada via subcutânea (injeção) e ser constituída de vírus vivos, mesmo que atenuado, a vacina contra a febre amarela é proibida para crianças com menos de 9 meses de idade devido ao risco de encefalite viral.

Caso o bebê residir em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre pode-se vacinar a partir dos 6 meses. Mas fora essas situações, o calendário de vacinações do Ministério da Saúde indica a partir de nove meses, com reforço aos 4 anos.

Resultado de imagem para febre amarela e gravidas

Vacina

Apesar de a principal forma de prevenção contra a febre amarela ser a vacina, o Ministério da Saúde não recomenda a imunização em gestantes. Para as grávidas que moram em áreas com indícios da doença, a imunização deve ser feita apenas com orientação médica, que irá avaliar o risco/benefício da vacina. Nesse caso, converse o quanto antes com o seu médico.

A vacinação também não deve ser administrada durante a amamentação a não ser por orientação médica. Mulheres com alergia a ovo, que usam medicamentos imunossupressores, corticoides, ou estão em tratamento de câncer também não devem se submeter à imunização.

Como se prevenir da Febre Amarela

Fora a vacina, a única forma de prevenção é evitar a picada do mosquito. “Pode-se usar repelente e roupas compridas, principalmente as pessoas que vão às áreas de exposição e que adentram a mata”. Mas lembre-se que repelentes devem ser liberados pelo médico antes de serem usados no bebê e pelas gestantes.

ALERTA :

ANTES DE SE COLOCAR EM RISCOS TOMANDO A VACINA VERIFIQUE SE SUA REGIÃO É UMA REGIÃO DE RISCO.

VEJA MAIS :

Vacina da febre amarela: Principais dúvidas

Síndrome do Bebê Sacudido

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *